domingo, 28 de agosto de 2011

Coração Puro... Espírito Inabalável

Esse texto falou muito comigo e espero que você também seja abençoado(a) com essas inspiradas palavras!


Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim, um espírito inabalável. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.Sl 51:10

Quem escreveu este salmo? Davi. Ele escreveu após ter cometido dois pecados que muito entristeceram o coração de Deus: Adultério e assassinato. Quem foi Davi? Davi foi e é pra nós um grande exemplo de servo de Deus, ele foi um homem segundo o coração de Deus, e através deste versículo podemos viajar na palavra de Deus para descobrir o segredo de Davi. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro”. Vamos começar por esta parte do versículo, compreendemos em primeiro lugar a humildade de Davi. Davi sabia que, por si mesmo, jamais poderia se purificar ou se justificar perante Deus, por isso ele clama para que o próprio Senhor se compadeça dele ao pedir um coração puro e um espírito inabalável… Devemos ser como Davi, devemos ter consciência de que só Deus pode nos livrar da condenação do pecado, só Deus pode limpar o homem e o seu coração. Se começarmos a mergulhar na palavra, entenderemos porque Davi queria tanto um coração puro. Ele sabia que sem um coração puro ele jamais poderia ver Deus. A palavra nos diz: “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.” E Davi mais uma vez enfatiza a sua necessidade e dependência do Senhor. Não tire de mim a Tua presença, nem tire de mim o Teu Espírito Santo. Davi tinha um grande temor de perder a presença de Deus, ele tinha visto um grande exemplo, que foi o exemplo de Saul. Ele não queria ter o mesmo fim de Saul, por isso ele clama e pede ao Senhor pra que não se afastasse dele e nem retirasse dele o Espírito Santo. Ele amava o Espírito, sabia que se ele tinha paz, era o Espírito de Deus que dava a ele. Onde o Espírito Santo está o mal não pode continuar. Davi declarou o quanto ele precisava do Senhor, o quanto ele era pobre e necessitado de Deus e da sua graça e, por isso ele alcançou misericórdia, nós também podemos alcançar a misericórdia de Deus. Para alcançar a benção do Senhor, a cura, o perdão, a misericórdia, é preciso de quatro coisas que a Palavra de Deus, que é a verdade nos diz: HUMILDADE, ORAÇÃO, BUSCA E CONVERSÃO DOS PECADOS. Precisamos ser sarados? Precisamos do perdão do Senhor? Precisamos da cura? Certamente. Então porque não obedecermos a palavra santa do nosso Deus, que é a verdade absoluta. A palavra nos diz que nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. ICo 13:8. Não basta ler, é preciso pedir ao Espírito Santo para que nos revele a vontade do Senhor através da palavra. Em nome de Jesus, cuide bem do Espírito Santo, vigie e zele para não entristecê-lo, ele é o seu presente mais preciso. Se você perdê-lo, vai ser um prejuízo muito grande na tua vida. Nós não estamos órfãos porque o Senhor nos enviou esse consolador, muitas vezes temos negado esse presente, temos deixado o Espírito de lado pra fazer nossa vontade. Cuidado, porque a inclinação da carne, do pecado é a morte, mas, a inclinação do Espírito é vida e paz. E Davi sabia disso, por isso tão grande temor em perder o Espírito Santo de Deus. Ele clamou: Deus! Ó Deus, eu preciso de Ti, do teu Espírito, da tua paz… Davi era tão pecador quanto nós, porem, nele havia os quatro ingredientes que citei anteriormente. O Senhor fez de Davi um grande homem. Um simples pastorzinho de ovelhas se tornou o maior rei que Israel conheceu, seu reinado foi próspero, durou quarenta anos. Tudo isso porque Davi soube renunciar todas as demais coisas. Se não renunciarmos nada por amor do Senhor, como poderemos desfrutar das suas bênçãos? Abra o seu coração e faça como Davi. Davi era convertido, ele não tentou se justificar, mas reconheceu os seus erros e a sua dependência de Deus. Não deve ser diferente com a gente, pois foi feito um sacrifício muito grande pra que Deus, ao olhar pra nós, veja a marca do sangue de Jesus e se compadeça de nós pecadores. Davi se fortaleceu no Senhor, adquiriu o perdão e agora vai trabalhar pra Deus. Hoje nós estamos vivendo uma crise, numa época que é tão desafiadora quanto a de Davi; e hoje o Senhor levanta você pra fazer a diferença. Os salmos de Davi expressam que ele não era capaz de encontrar escape, nem solução, nem forças, exceto no Senhor, portanto se fortaleça no Senhor e na força do seu poder, como em Ef 6:10. Faça a diferença andando retamente diante do Senhor, com um coração puro, um espírito reto, inabalável, e firme na rocha que é o Senhor Jesus, que é o nosso Amado Pai.
É isso, espero que essa reflexão tenha falado ao seu coração. E lembre-se: O poder de criar pertence tão somente a Deus. Só Ele cria nossa consciência de necessidade. Só Ele cria os recursos da nossa transformação. Só Ele cria um coração do qual jorrarão rios de água viva.

Manuela Mendonça

Nenhum comentário: